Atualização dos municípios com backhaul de fibra Participe!

Confira mais vídeos em nosso canal

Canal

Sobre o leilão 5G

A Anatel vai leiloar em breve faixas de frequência para a utilização da tecnologia de 5G. A iniciativa vai deixar o Brasil atualizado em relação ao que existe de mais avançado no que se refere à tecnologia de transmissão de dados móveis, mas há um risco grave para os provedores regionais nesse processo.

A contrapartida de investimento associada aos blocos da faixa de 3,5 GHz (com exceção do bloco destinado às PPPs) é investir em backhaul de fibra nos municípios que ainda têm apenas backhaul de rádio. Ou seja, parte do valor dessas faixas a Anatel está deixando de recolher para transformar em investimento.

O problema é que a Anatel não tem a informação atualizada de todos os municípios que têm backhaul de fibra. Nós sabemos que os provedores regionais têm muita rede de fibra interligando as cidades, mas essa informação a Anatel não tem.

Clicando no mapa abaixo você visualiza as cidades que na relação da Anatel não têm backhaul de fibra. As demais cidades que não aparecem no mapa já têm backhaul de fibra, seja das grandes operadoras ou de provedores regionais.

O que temos que fazer agora é informar quais dessas cidades os provedores regionais têm backhaul de fibra para evitar que as grandes operadoras façam esse investimento nas nossas cidades!

Municípios sem backhaul de fibra

Escolha no mapa os municípios que você tem backhaul de fibra.

Amazonas Roraima Pará Amapá Acre Rondônia Mato Grosso Mato Grosso do Sul Goiânia Distrito Federal Tocantins Maranhão Piauí Ceará Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Espirito Santo Rio de Janeiro São Paulo Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul

Dúvidas frequentes

Como será o leilão 5G

A Anatel vai colocar em leilão diversas faixas de acompatíveis com a tecnologia 5G.

As faixas são:

- 700 MHz: lote de 10 MHz + 10 MHz de abrangência nacional, se não houver interessado dois lotes de 5 MHz + 5 MHz.

- 3,5 GHz: 2 blocos de 100 MHz e um de 80 MHz nacionais; 2 blocos de 60 MHz regionalizados, sendo um deles exclusivos para PPP. Em uma segunda rodada (ou seja, se não houver vencedor na primeira rodada), os blocos de 60 MHz serão quebrados em 1 bloco de 20 MHz e um de 40 MHz.

- 2,3 GHz: 1 bloco de 50 MHz e um bloco de 40 MHz regionalizados.

- 26 GHz: 5 blocos de 400 MHz nacionais e 3 regionais. Em uma segunda rodada até 10 blocos de 200 MHz nacionais e 6 regionais.

Os provedores poderão participar?

Sim, existe um lote na faixa de 3,5 GHz exclusivo para PPPs. Esse lote regional está divido em 7 grandes regiões; a ABRINT tem defendido que eles sejam leiloados por município de modo a permitir uma ampla participação dos provedores.

O que são compromissos de investimentos?

A Anatel tem procurado não realizar leilões meramente arrecadatórios. Dentro dessa lógica, a agência “converte” uma parte do valor que seria cobrado pela faixa em investimentos. Os compromissos de investimento deste leilão variam conforme a faixa adquirida:

700 MHz: compromisso de cobertura com 4G em localidades e em rodovias

2,3 GHz: compromissos de cobertura com 4G em sedes municipais e localidades

3,5 GHz: compromissos de instalação de backhaul de fibra para os lotes nacionais e para o lote regional não exclusivo para as PPPs; compromisso de atendimento a municípios abaixo de 30 mil habitantes e sem 4G para o lote PPP.

26 GHz: sem compromissos de investimento

O que é backbone e backhaul?

Backbone são as redes utilizadas pelas operadoras para fornecer Internet para outras redes menores. São os grandes links de transmissão de dados a partir dos quais saem ramificações para atender outras redes.

Backhaul é o segmento da rede que liga os backbones às outras redes. São as ramificações do backbone que fornecem Internet às redes menores, como as dos provedores regionais, por exemplo.

Por que é importante informa os municípios que têm backhaul de fibra?

A ausência de backhaul de fibra nos municípios é um gargalo natural para o oferecimento de velocidades superiores aos usuários finais. Nesse sentido, uma das contrapartidas de investimento do leilão é colocar backhaul de fibra nos municípios que hoje são atendidos por rádio. Mas sabemos que muitos desses municípios tem backhaul de fibra implementado por provedores regionais e essa informação não consta do banco de dados da Anatel. Ao informar que determinado município já tem backhaul de fibra, você evita que a Anatel inclua aquele município como obrigação de implementação para a grande operadora, o que protege o provedor que atende aquela cidade.

Por que não aparece todas as cidades que atendo?

Só estão carregadas no mapa as cidades que na lista da Anatel não têm backhaul de fibra. A Anatel já sabe que as demais cidades têm backhaul de fibra, seja das grandes operadoras, dos provedores regionais ou de ambos, por isso não aparecem no mapa.

(61) 3039-1060 / (61) 3039-2060 / (61) 3039-2070

(61) 9.8374-0166

Confira nossas mídias: