Sala de Imprensa

ABRINT promove evento em Vitória para discutir caminhos para a banda larga no Espírito Santo

09/12/2016 Voltar

Quinta edição do ABRINT na Estrada promove palestras com especialistas e provedores regionais

Vitória (ES), 07 de novembro de 2016 - A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realiza, no dia 10 de novembro, em Vitória (ES), a quinta edição do “ABRINT na Estrada”. O evento reúne provedores regionais, associados e empresários e tem o objetivo de discutir o cenário atual de internet e o mercado de Provedores Regionais.

De acordo com a Anatel, em setembro deste ano, o Espírito Santo foi o 12º estado com mais acessos à internet, mas está entre as sete Unidades Federais que menos cresceram em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o estado capixaba está muito atrás dos outros da região sudeste no que diz respeito ao avanço do número de acessos, estando São Paulo em 1º com variação de 340.986, Minas Gerais em 2º com 157.151, Rio de Janeiro em 3º com 142.601 e Espírito Santo em 22º com 3.643.

Os dados do  PNAD 2014 - a última versão divulgada pelo IBGE -, apontam que, assim como diversas outras regiões do país, o Espírito Santo apresenta baixa porcentagem de acesso à banda larga: apenas 58,5% dos domicílios. Sendo assim, essa pesquisa reforça a necessidade de investimento em provedores regionais para o desenvolvimento e expansão da rede, caminhando para a universalização da internet.

Entre os principais assuntos abordados nesta edição do ABRINT na Estrada estão: a tributação para empresas de telecomunicações, diferenciais na gestão que impactam no crescimento dos IPs, operação de voz com SCM e boas práticas no planejamento de redes FTTH.

“Esse evento é uma parte fundamental do trabalho da ABRINT: conscientizar e capacitar os provedores regionais para que cada vez mais o Brasil tenha uma banda larga de qualidade. Para isso, eles precisam entender as possibilidades que têm para trabalhar e ter em mente os aprimoramentos que o país vem apresentando, como o crescimento em demanda acima dos 12Mbps”, afirma Erich Rodrigues, presidente da ABRINT.

Além disso, durante o evento, a Anatel tem espaço reservado para tirar a outorga da licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). No site, está disponível a inscrição e a documentação necessária para o licenciamento: https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-ma-2016030416492-20160725164913.

No dia seguinte (11), os participantes terão a oportunidade de participar de um minicurso introdutório sobre o IPv6, a versão mais atual do protocolo de Internet. O curso irá abordar a necessidade da implantação, bem como o status de adoção no Brasil e as principais diferenças técnicas em relação ao IPV4, com foco no endereçamento e planejamento de redes. O evento acontece em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Agenda

“ABRINT na Estrada”

Data: 10 de novembro de 2016

Horário: 08h às 18h (Horário local)

Local: Centro de Convenções Vitória - Rua Constante Sodré, 157, Santa Lucia - Vitória (ES)

Inscrições: https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-ma-2016030416492-20160725164913-20160919095028

“Mini-curso sobre IPV6” – NIC.br
Data: 11 de novembro de 2016

Horário: 08h às 18h

Local: Centro de Convenções Vitória - Rua Constante Sodré, 157, Santa Lucia - Vitória (ES)

 

 

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para o LACNIC, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br, estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil —  CERT.br, estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br, produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br, implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br, viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br, e abrigar o escritório do W3C no Brasil.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet. Mais informações em http://www.cgi.br/.