Com crescimento de 67% no acesso à internet por meio de provedores regionais, Rondônia recebe o evento itinerante ABRINT na Estrada

24/01/2020 Voltar

De acordo com dados da Anatel, as conexões de internet realizadas pelos provedores regionais em Porto Velho cresceram quase 200% entre novembro de 2018 e 2019

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a cidade de Porto Velho, Rondônia, receberá o evento itinerante ABRINT na Estrada, encontro promovido pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) em diversas cidades brasileiras ao longo do ano com o objetivo de discutir assuntos pertinentes para os provedores regionais e melhor capacitá-los por meio de palestras e cursos. O estado de Rondônia tem se destacado como um exemplo expressivo do aumento do acesso à internet via ISPs na região Norte do Brasil, chegando a alcançar a marca de 169,9 mil conexões estabelecidas em novembro de 2019.

O evento em Porto Velho contará com um workshop ministrado pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), no dia 31, falando sobre dos benefícios do IPv6 em relação ao IPv4. Para participar do evento, é necessário levar 1Kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Porto Velho. A inscrição pode ser feita por este link.

“Estamos felizes em dar continuidade ao ABRINT na Estrada, projeto de atualização e capacitação de pequenos provedores regionais pelo Brasil, que ocorre desde 2015 e que começa 2020 por Porto Velho. O Estado e sua capital apresentam crescimento no número de conexões à internet há um tempo, principalmente nos acessos estabelecidos pelos provedores regionais, se tornando o terceiro Estado da região Norte com a maior quantidade de acessos”, afirma André Felipe Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da ABRINT.

Aumento do acesso à internet em Rondônia e em Porto Velho

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os acessos à internet e as conexões via fibra óptica estabelecidas pelos pequenos provedores aumentaram, entre novembro de 2018 e 2019, tanto em Rondônia quando em Porto Velho.

De acordo com dados disponibilizados pela Agência, durante o período citado acima os acessos estabelecidos pelos provedores no Estado foram de 32,9 mil para 55,2 mil (+67,9%), enquanto os estabelecidos pelas grandes operadoras caíram de 124 mil para 114 mil (-7,6%). Desta forma, a população de Rondônia contou com 12,8 mil (+7,5%) novos pontos de acesso à internet estabelecidos entre novembro de 2018 e 2019.

Em relação às conexões via fibra óptica, os ISPs seguem liderando no Estado, indo de 6.894 para 24,7 mil (+258,5%) e as grandes operadoras de 2.197 para 16,4 mil (+646,7%). Isso significa que em novembro de 2018, apenas 5,78% dos acessos totais à internet em Rondônia eram feitos via fibra óptica, enquanto em novembro de 2019 a porcentagem saltou para 24,2%. Confira no gráfico abaixo:

Em Porto Velho, os provedores regionais seguem liderando em termos de crescimento dos acessos à internet, passando de 3,1 mil em novembro de 2018 para 9,3 mil em novembro de 2019 (+199,2%), enquanto as grandes operadoras foram de 67,1 mil para 75,6 mil (+12,5%). A capital rondoniense teve, portanto, 14,6 mil (+17,2%) novos pontos de acesso à internet estabelecidos nesse período.

Já em relação às conexões via fibra óptica, os ISPs passaram de 758 para 4.773 (+529,6%) e as grandes operadoras, de 1.460 para 14,6 mil (+906%). Desta forma, Porto Velho viu um grande aumento nos acessos utilizando essa tecnologia – em novembro de 2018, apenas 3,1% das conexões à internet na capital eram via fibra óptica, enquanto em novembro de 2019 a porcentagem subiu para 22,9%. Confira no gráfico abaixo:

“Reconhecemos a importância dos provedores regionais para a região e sabemos que boa parte da expansão da banda larga no País se deve a eles. Desta forma, estamos sempre felizes em poder contribuir com esse movimento, apresentando novas tecnologias e realizando novos cursos de capacitação e atualização para que os provedores possam continuar explorando ao máximo as oportunidades de aprimorarem seus conhecimentos e técnica, contribuindo assim em prol de um Brasil conectado”, afirma o presidente do Conselho de Administração da ABRINT.