Em Brasília, Abrint terá reuniões sobre financiamento e PNBL

03/12/2014 Voltar

Diretores e conselheiros da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) estão hoje (3/12) em Brasília-DF para reuniões com Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, e com a deputada Fátima Bezerra, eleita senadora para o próximo mandato. A pauta será a adoção de um modelo de financiamento para provedores regionais que permita o acesso a linhas de crédito em condições compatíveis àquelas ofertadas às grandes operadoras e o Plano Nacional de Banda Larga. Os encontros acontecerão no período da tarde.

A proposta, concluída no primeiro semestre deste ano, consiste no planejamento de investimento em redes de fibra óptica em mais de mil municípios brasileiros. O levantamento concluiu que são necessários R$ 9 bilhões para implantar redes de fibra óptica para atender 20 milhões de pessoas em todas as regiões do país.

Nas reuniões, a Abrint pretende também tratar da lei das antenas e da redução da alíquota de ICMS sobre a banda larga, propostas que tramitam no Senado Federal. A entidade defende que são os provedores regionais que oferecem capilaridade à rede de internet no país. “Investimos recursos próprios, sem qualquer incentivo, desde os anos de 1990 e já demonstramos o interesse, a seriedade e a viabilidade do nosso negócio. Reinvidicamos a adoção de políticas públicas e não o acesso a recursos públicos”, argumenta Basílio Perez, presidente da entidade.