Financiamento para fibra óptica será pauta de encontro no Ministério das Comunicações

06/08/2015 Voltar

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) se reunirá na manhã desta sexta-feira (7) com Artur Coimbra, diretor do departamento de Banda Larga do ministério das Comunicações, para discutir o fundo que será criado para garantir linhas de crédito para os operadores regionais de internet.

O novo fundo deverá ter limite inicial de R$ 400 milhões e assumirá no máximo 80% dos riscos das operações. Coimbra anunciou a medida, que poderá ser incluída no programa Banda Larga Para Todos, durante o 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações da Abrint (7º ISP), realizado em São Paulo-SP.

Para Erich Rodrigues, presidente da Abrint, a adoção do financiamento poderá viabilizar o investimento em redes em 1.284 municípios com até 100 mil habitantes, atendendo a mais de 20 milhões de pessoas. Recentemente, ele esclareceu dúvidas de senadores durante audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) do Senado Federal.

A reunião com Coimbra será às 10h.

O Brasil tem cerca de dois mil operadores regionais de internet, que caracterizam-se por atenderem demandas de acesso à rede mundial de computadores em pequenas e médias cidades.