Pequenos provedores de internet ganham espaço no Mato Grosso do Sul e lideram crescimento

05/03/2020 Voltar

Fornecendo 22% da banda larga no estado e com crescimento de 24,5% no número de acessos, pequenos provedores (ISPs) ganham destaque na região. Campo Grande recebe mais uma edição do evento itinerante ABRINT na Estrada no dia 10 de março

A ABRINT – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – comemora o crescimento no número de acessos à internet por pequenos provedores (ISPs) em toda a região Centro Oeste. Destaque para o crescimento do acesso via fibra óptica, onde os provedores respondem por 2/3 de todos os acessos à internet no estado.

Segundo dados divulgados pela Anatel, atualmente os provedores regionais são responsáveis pelo fornecimento de aproximadamente 22% da banda larga no estado. Entre janeiro e dezembro de 2019, os pequenos provedores de internet cresceram 24,5% na região, passando de 71.912 conexões para 89.580 pontos de internet. Concomitantemente, a tecnologia via fibra óptica também cresceu 44% no estado, sendo responsável por 42% das conexões totais via ISPs (37.910 pontos).

Já os grandes grupos de banda larga tiveram uma pequena queda de 5,9% no mesmo período, passando dos 377.733 mil pontos iniciais para 317.657 mil conexões. Confira:

Dados: Anatel

“É gratificante observar nosso crescimento e o quanto estamos conseguindo mudar a realidade em regiões muitas vezes afastadas dos grandes centros urbanos. Tudo isso em prol de um País cada vez mais conectado e no caminho para tornar a comunicação mais acessível para todos”, afirma André Felipe Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da ABRINT.

ABRINT na Estrada – Campo Grande recebe o encontro e eventos de capacitação para profissionais do setor

No dia 10 de março, os provedores regionais de Mato Grosso do Sul poderão participar do ABRINT na Estrada, evento itinerante promovido pela Associação, com o intuito de capacitar os profissionais do setor de provedores regionais por meio de workshops, além de promover e aprofundar os conhecimentos da área, levando as novidades e fomentando discussões a respeito do mercado de telecomunicação nacional.

Dentro da programação do ABRINT na Estrada Campo Grande Técnicos dos ISPs também poderão participar de um curso promovido pelo NIC.Br sobre Protocolos de Internet e segurança. A palestra “IPv6 é mais fácil do que IPv4” será apresentada no dia 11 de março pelo Analista de Projetos do NIC.Br, Tiago Jun Nakamura.

“É sempre animador e empolgante levar o ABRINT na Estrada pelo país. Reconhecemos o quanto as tecnologias e políticas no setor de telecomunicações se desenvolvem rápido e acreditamos ser de extrema importância manter os profissionais do mercado bem informados e capacitados”, destaca André Felipe Rodrigues.

Profissionais interessados em participar devem realizar o cadastro por meio deste link. Para se inscrever basta contribuir com 1kg de alimento não perecível – toda a arrecadação será doada para a instituição de caridade Cotolengo, voltada para crianças, jovens e adultos de famílias carentes vítimas de paralisia cerebral grave ou que possuam sequelas neurológicas.

Serviço:

ABRINT na Estrada Campo Grande - MS

Dia: 10 de março de 2020 – 8h-18h

Local:  Hotel Deville Prime - Avenida Mato Grosso, 4250- Carandá Bosque, Campo Grande - MS

PROGRAMAÇÃO

Horário

Palestra

Palestrante

08h:00 às 08h:30

Credenciamento e café com os expositores

08h:30 às 09h:00

A missão institucional da ABRINT