Associação Brasileira de Provedores
de Internet e Telecomunicações

Sala de Imprensa

Provedores de internet se unem para buscar parceiro tecnológico para utilização de frequência

16/01/2016 Voltar

Reunidos em Pouso Alegre (MG), provedores regionais de internet formaram um grupo para buscar parceiros tecnológicos para utilizarem as frequências do lote "C" arrematadas por mais de 300 pequenos e médios empresários brasileiros no leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) que aconteceu em dezembro de 2015. A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realizou na cidade mineira o evento ABRINT na Estrada, encontro regional que em 2016 também acontecerá em outros estados da federação.

Para Breno Vale, vice-presidente da ABRINT, a formação do grupo foi o resultado prático mais relevante do encontro. “Temos um grande desafio pela frente, que é explorar um recurso pelo qual a ABRINT batalhou muito e que vai mudar a forma como operamos, para isso temos de buscar fabricantes que entendam nosso modelo de negócio e atendam nossas necessidades”, explica.

Segundo Julinayde Adorno, diretora de Relacionamento com Associados da ABRINT, na reunião em Minas Gerais ficou claro que os provedores devem diversificar a prestação de serviços em suas redes. “Devemos ir além da internet e usá-la para oferecer novos serviços, que agregam valor à empresa e aumentam o ticket médio, seja qual for a tecnologia que chega até o usuário”, diz.

Um dos serviços é o de telefonia VoIP e STFC (fixa). O engenheiro Alexandre Alves alertou os provedores que, para ser viável comercialmente, o serviço deve ter a adesão de pelo menos 200 assinantes. Este planejamento de viabilidade deve também ser feito para a implantação de rede de fibra óptica. O consultor Ronaldo Couto, especialista em projetos de FTTH, disse que não basta querer ter fibra na rede, é necessário avaliar a demanda.

A maioria dos empresários presentes no ABRINT na Estrada tem fibra óptica em suas redes. Para Marcelo Couto, conselheiro da ABRINT, este fato demonstra a capacidade de inovação e investimento dos provedores regionais de internet. “Vamos ampliar a operação por rádio, utilizando a frequência licenciada, e estamos incrementando as nossas redes aderindo à tecnologia da fibra óptica”, explicou. O evento terminou no início da noite de quinta-feira e contou com cerca de 200 pessoas.

Whatsapp chat online