Provedores regionais de internet miram em redes de fibra óptica e buscam expansão no mercado

03/06/2015 Voltar

Mais de 2.300 pessoas participaram do 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações (7º ISP) da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) em São Paulo-SP. O público foi composto por provedores, profissionais do setor, fornecedores de equipamentos e insumos, dentre outros. Uma pesquisa realizada durante o evento revelou que 98,2% dos presentes pretendem participar do encontro em 2016.

O levantamento mostrou também que 99,1% das pessoas que responderam à pesquisa avaliaram positivamente o evento. Os índices se repetem em relação à organização (98,2%), conteúdo das palestras (97,4%), estrutura (97,3%).

Entre os operadores presentes, 44% operam com links de banda superior a 500 megabits e têm de 1 mil até 5 mil clientes. Basílio Perez, que encerrou hoje seu mandato na presidência da Abrint, informa que os números confirmaram o perfil destes empreendedores: 87% têm faturamento compatível com o enquadramento como Simples Nacional.

“São empresas que investem em redes próprias e enfrentam adversidades do mercado com coragem e criatividade. Observamos que cada vez mais provedores investem em redes de fibra óptica e neste sentido o anúncio do Ministério das Comunicações sobre a efetivação da proposta de financiamento de redes foi bastante oportuno”, comenta Basílio, que assumiu a diretoria de regulação da Abrint.

Artur Coimbra, diretor de banda larga do Ministério das Comunicações, anunciou durante o 7º ISP que o governo federal fará um aporte de R$ 30 milhões em um fundo exclusivo para operações de crédito de provedores regionais que garantirá inicialmente até R$ 400 milhões nas operações de financiamento de fibra óptica. A decisão do governo se baseia em um estudo da associação entregue ao governo há cerca de dois anos.

“Nós não temos medo de competir com as grandes operadoras e quando conquistarmos o acesso ao financiamento mostraremos efetivamente ao mercado nossa capacidade empreendedora”, disse Erich Rodrigues em seu discurso de posse como presidente da Abrint. Ele ressaltou a relevância estratégica dos provedores regionais, evidenciada pelo presidente da Telebras, Jorge Bittar, que classificou estes empresários como “os bandeirantes do século 21”.