Sucesso do leilão de frequências da ANATEL para provedores regionais vai ampliar a rede no interior do país

14/01/2016 Voltar

O empresário Breno Vale disse nesta manhã que o resultado da participação dos provedores regionais de internet no leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), realizado em dezembro, demonstra a capacidade de investimento desses empresários e a viabilidade de pulverizarem a internet pelo interior do país. Breno é vice-presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) e fez a abertura do evento ABRINT na Estrada, encontro regional que acontece hoje em Pouso Alegre (MG).

Segundo ele, provedores adquiriram lotes em 2.903 municípios brasileiros, o que representa mais da metade do território nacional. Breno ressaltou que este foi o primeiro leilão no qual a agência permitiu a comercialização de lotes por município, o que viabilizou a participação dos pequenos e médios empresários de telecomunicações. Esta é a principal característica dos provedores regionais de acesso.

“Foi uma conquista da ABRINT, que demonstrou para a ANATEL o quanto os provedores regionais estão preparados para abrir novas possibilidades de negócios, investir em tecnologia e levar desenvolvimento para o país. Antes disso, só grandes lotes eram comercializados e nós ficávamos a mercê das grandes operadoras, que detinham o recurso, ou operávamos em frequência não-licenciada”, explica o dirigente.

O ABRINT na Estrada acontece no Hotel Marques Plaza, em Pouso Alegre, e terá palestras sobre compartilhamento de infraestrutura, rede FTTH e experiências de negócios em telecomunicações.

Veja a programação no endereço www.abrint.com.br.