ABRINT aponta que demanda por PPPs cresce 47% durante a pandemia

23/11/2020 Voltar

São Paulo, 23 de novembro de 2020 — Diante da transformação digital acelerada vivida neste momento de pandemia, o aumento do acesso à internet nas velocidades acima de 34 Mbps subiu cerca de 20%, segundo dados da Anatel. Os responsáveis pela ampliação dessas conexões são as Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs). Segundo a ABRINT - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, a demanda desses provedores regionais cresceu em 47%, no período de março a setembro de 2020, enquanto que o crescimento das grandes operadoras nessa mesma faixa de velocidade foi de 18% no mesmo período.

Somente em setembro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2019, os provedores regionais tiveram aumento de demanda em 144%, o que representa mais de 3,5 milhões de novos acessos. Já as grandes operadoras cresceram cerca de 39% no mesmo período. De acordo com a Anatel, mais de 60% do mercado de fibra óptica até os domicílios brasileiros vêm das PPPs.

“A essencialidade da internet de banda larga ficou evidente no período de isolamento social e os provedores tiveram um protagonismo muito grande na expansão dos acessos de maior velocidade”, explica Alessandra Lugato, diretora executiva da associação.

A ABRINT avalia que 2021 ainda será um ano impactado pela pandemia no sentido de haver uma grande demanda por conexões à internet de alta velocidade (acima de 34 Mbps) e para agregar valor à prestação desse serviço e elevar a competividade os pequenos provedores devem trazer como tendência para os próximos anos o aumento da oferta de Serviços de Valor Adicionado (SVA), como armazenamento em nuvem, controle parental, antivírus, entre outros.