Associação Brasileira de Provedores
de Internet e Telecomunicações

Sala de Imprensa

ABRINT defende disponibilização de Wi-Fi 6 de forma não licenciada para não deixar o Brasil de fora das novas tecnologias

08/10/2020 Voltar

Novo padrão de Internet aumenta a capacidade de uso da banda pelo usuário, com velocidade compatível com a da fibra óptica


O Wi-Fi 6, que está sendo harmonizado mundialmente no espectro de 6 GHz a 7,2 GHz (1.200 MHz de banda, não licenciada pela ANATEL até o momento, é o novo padrão que representa a sexta geração de Internet sem fio. Além da alta velocidade, ele proporciona melhor desempenho em áreas com muitos acessos e evita que ocorram interferências de rede. 
A ABRINT - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações acredita que o espectro deve estar integralmente disponível de forma não licenciada. No entanto, algumas empresas e entidades querem que metade dessa faixa (600 MHz) seja usada com frequência licenciada, ou seja, a faixa passa para leilão e, a partir da licença para a operadora, a empresa ganhadora que vai explorar economicamente aquele espectro. São grandes operadoras e fabricantes que querem preservar uma reserva ao 5G.
“Somente alguns países da Ásia concordaram em reservar metade desse espectro para licença. As outras regiões não estão indo para esse caminho. Deixar a banda livre permite que equipamentos que ainda serão lançados tenham faixas para utilizar e não deixará o Brasil de fora das novas tecnologias. Se o Brasil seguir a linha de licenciar a banda, teremos problemas no futuro, com menor oferta de equipamentos e grande impacto na inovação tecnológica”, explica Basílio Perez, conselheiro da ABRINT. 
O Wi-Fi 6 é muito útil para Internet das coisas como distribuição de gadgets e sensores em lugares maiores e indoor e, no futuro, pode ter até mesmo uma parte destinada a serviços outdoor, como acontece nos Estados Unidos. Seu formato foi anunciado em 2019 pela Wi-Fi Alliance e visa facilitar a compreensão do sistema de letras e números (802.11ax), além de representar um salto significativo de tecnologia em relação ao Wi-Fi 5 (802.11ac). 

 

Whatsapp chat online