O inconstitucional equívoco de cobrar ICMS sobre provedores de internet a alíquotas majoradas

Tags

tag

tag

tag

tag

tag

Paulo Honório de Castro Júnior

Presidente do Instituto Mineiro de Direito Tributário – IMDT e sócio na William Freire Advogados

 

Breno Vale

Diretor Administrativo na Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – ABRINT e CEO na PLUG Telecom

 

A regra atual determina o retorno do imposto à (já gravosa) alíquota de 25% a partir de 2020. Considerando que o Estado se encontra falido, o Executivo entende não ser possível perder 2% de arrecadação. O Governador então propõe o seguinte: 27% de ICMS na prestação de serviço de comunicação, de 1° de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2025, e 25% a partir de 1° de janeiro de 2026.

Mas será mesmo esta a melhor solução fiscal? E será esta pesada alíquota (25% ou 27%), onerando um serviço tão essencial como a comunicação em um mundo conectado pela tecnologia digital, quando comparada à alíquota padrão no Estado, de 18%, compatível com o mandamento constitucional pela seletividade do ICMS conforme a essencialidade de bens e serviços?

Em relação à (in)constitucionalidade da alíquota majorada do imposto sobre o essencial serviço de comunicação, não há dúvida: quando muito, os serviços de comunicação poderiam ser tributados pelo ICMS a 18%. Qualquer patamar acima representa vulneração à seletividade do imposto e à isonomia.

A Constituição estabeleceu que o ICMS deve ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. A seletividade, como contraponto à uniformidade, permite que Estados estabeleçam alíquotas de forma diferente para os diversos tipos de produtos e mercadorias. A determinação constitucional é simples: ou o legislador estadual define a tributação de todos os produtos de forma igual (uniformidade) ou o faz de modo distinto para diferentes produtos (seletividade). Nesse último caso, foi expressamente determinado que a seletividade deve ser pautada pela essencialidade.

A diferenciação não pode ser feita de forma aleatória: os itens sujeitos ao ICMS menos essenciais devem ser tributados a alíquotas maiores e aqueles impreteríveis a alíquotas menores. Este é, inclusive, o posicionamento da Procuradoria-Geral da República, conforme Parecer apresentado no RE nº 714.139/SC, que definirá a controvérsia sob a sistemática da repercussão geral:

1. É inconstitucional o art. 19, inciso II, alíneas “a” e “c”, da Lei estadual 10.297/1996 de Santa Catarina no que prevê alíquotas do ICMS superiores à geral a incidirem sobre energia elétrica e serviços de telecomunicações, por incompatibilidade com o princípio da seletividade/essencialidade.

[…]

De mais a mais, ainda que fosse o caso de considerar-se facultativa a aplicação da seletividade ao ICMS, uma vez feita a opção do legislador estadual pelo princípio da seletividade, passará, por lógica, a ser obrigatória a utilização do critério de comparação em virtude da essencialidade dos bens e serviços. Os mais essenciais deverão ser submetidos a alíquota menores do que as destinadas aos supérfluos. As alíquotas devem ser inversamente proporcionais à essencialidade, para impedir que sua definição seja permeada de subjetivismo. ” (PGR, em 26.02.2015).

E mesmo que fosse superado o incontornável problema da inconstitucionalidade das alíquotas de 25% ou de 27% sobre quaisquer serviços de comunicação, o equívoco da medida, com vistas a aumentar arrecadação tributária, não poderia ser maior se considerado os ditos Serviços de Comunicação Multimídia – SCM, nos quais se incluem os provedores de internet banda larga.

Conforme bem definiu o Conselho de Contribuintes de Minas Gerais no Acórdão nº 22.852/18/3ª, em 07/03/2018, o “Serviço de Comunicação Multimídia possibilitou o grande salto da internet e passou a ser conhecido como ‘internet banda larga’. Deste modo, devido à não limitação da quantidade de licenças e ao preço razoável para sua obtenção, pequenas e médias empresas, que anteriormente eram apenas ‘provedores de internet’, passaram a ser detentoras de autorização para a prestação do próprio SCM e tornaram-se, também, operadoras de telecomunicações. ”

Pequenas e médias empresas. Contrariamente ao senso comum quando se pensa em serviços de comunicação, os provedores de internet banda larga (SCM) são quase integralmente empresas de pequeno e médio porte, que lutam contra a dura carga tributária em Minas Gerais, especialmente em razão da alíquota gravosa de ICMS (27%).

Estamos falando de 825 empresas autorizadas a operar no Estado pela ANATEL, o que representa 11% do total nacional. Dessas empresas, 43,5% são microempresas e empresas de pequeno porte, sobrevivendo no SIMPLES Nacional. Quando precisam sair desse regime de tributação, a situação é clara: de 2013 a 2019, 17 dos 18 Acórdãos do Conselho de Contribuintes de Minas Gerais em matéria de ICMS comunicação se referem a autuações sobre SCMs de pequeno e médio porte. Nesse mesmo período, todas as Consultas de Contribuintes respondidas pela Secretaria de Fazenda sobre o tema se referem a estas bravas sobreviventes da tributação mineira.

Isso tudo é sintoma inequívoco da complexidade e da onerosidade do sistema tributário sobre este segmento dos serviços de comunicação, justamente onde há maior competição, tão saudável para a economia mineira. Não é por outra razão que os prestadores de pequeno porte são os que mais crescem no país: conforme dados da ANATEL, em 2015 as 4 grandes possuíam 88% do mercado, ao passo que pequenas 9% e médias 3%; em setembro de 2019, as grandes possuíam 73% do mercado, com um impressionante registro de 24% para as pequenas e 4% para médias.

Além disso, as pequenas são campeãs em cidades com menos de 100 mil habitantes, representando 61,2% do mercado. Podem imaginar como seria esse crescimento sem o entrave do ICMS a 27%? E como seria o crescimento da arrecadação tributária com mais empresas podendo sair do SIMPLES Nacional? Ao que tudo indica, isso não foi considerado pelo Governador ao propor o PL nº 1.014/2019, que infelizmente foi aprovado em primeiro turno, por 47 a 13.

Essa percepção econômica é a premissa de diversos Convênios aprovados pelo Confaz, que possibilitam que 11 Estados reduzam consideravelmente alíquotas do ICMS sobre pequenas e médias prestadoras do serviço de comunicação multimídia. Minas, naturalmente, não se encontra nesse seleto grupo. 

A votação em segundo turno será no dia 27/11. Ainda há tempo para que a razão prevaleça e que Minas possa seguir seu rumo próspero de geração de empregos e de aumento de arrecadação tributária, não pelo aumento de impostos, mas pelo crescimento da economia.

 

Mais notícias

Tele

Mês das Telecomunicações – homenagem aos provedores

02

Resultado da Chamada Pública para o Encontro Nacional 2024

03

Abrint participa de reunião do Grupo de Implantação do RGC da Anatel

04

Em defesa dos 6 GHz, ISPs querem inundar mercado com novo WiFi

01

Adiada a divulgação do resultado da Chamada Pública para o Encontro Nacional 2024

02

Abrint defende ampliação de assimetrias regulatórias em consulta do PGMC

03

Abrint marca presença no Seminário Educação Conectada

04

Abrint é debatedora em Painel do Telium Mindset Summit

05

Elas estão em ascensão no mercado e altamente conectadas com o segmento de Telecom

06

Líder do Conselho da Abrint ratifica a oposição ao Fair Share em evento

07

Abrint participa do Andina Link na Colômbia

08

Abrint oferta vagas gratuitas à associados em MasterClass “Gestão da Reclamação”

09

Normas Regulamentadoras: capacitar para entender e preparar para atender os requisitos legais que devem ser cumpridos.

10

Abrint participa do evento NPlay Cono Sur na Argentina

11

Abrint é recebida pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel

12

Conselheiro da ABRINT participa de reunião no Panamá.

13

Abrint promove projeto “Provedor em foco” em Roraima

14

Abrint compartilha as últimas novidades e tendências do evento Consumer Electronics Show (CES)

15

8M: as mulheres enquanto protagonistas nas telecomunicações

16

Chamamento Público: Fases 2 e 3 do projeto “Aprender Conectado”

17

15 anos Abrint: muitos momentos para relembrar

18

Abrint levanta questionamentos sobre a atratividade do edital em audiência de revisão das normas do STFC

19

Abrint se consolida como ponto de união entre entidades do setor durante o MWC

46

Abrint entregará à Anatel o número de CDNs que existem no país, para se contrapor ao fair share

20

Abrint busca apoio internacional no MWC com foco na bandeira do Wi-Fi 6E

21

“Provedor em foco”, é uma das bandeiras da Abrint

22

Líder do Conselho da Abrint é debatedora na 10ª Conferência sobre Gestão de Espectro na América Latina

47

Como vai a saúde financeira do seu Provedor?

23

Abrint estreita relações com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

24

Abrint marca presença no Congresso Apronet de Provedores

25

Conselheiro da Abrint defende Assimetria Competitiva durante evento da TELETIME

26

Abrint acompanha a 215ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo da Anatel

27

Abrint em busca da certificação GPTW

28

A estabilidade no mercado de Telecom prevista para 2024

29

LIVE sobre Planejamento Financeiro e Tributário para Provedores

30

Abrint recebe Carlos Baigorri para compartilhar 15 anos de história

45

#TBT: Abrint e CEMIG se reúnem para discutir o compartilhamento de postes

31

Reunião dos Conselheiros da Abrint inicia hoje em Brasília

32

Abrint lança Chamada Pública para a programação do Encontro Nacional 2024

33

3 dicas para captar clientes em 2024

34

Ação Social Abrint Nordeste 2023

36

Abrint avalia resultados da WRC-23 como positivos

37

Brasil é 2º no Top 5 Mundial de Ataques DDoS

38

Comunicado – Confraternização Abrint

39

Evento Abrint 2024 comemorará os 15 anos da associação

40

Nota de pesar pelo falecimento de Lúcia Berbert

41

Manifestação da Abrint na Audiência Pública do PGMC da Anatel

42

#TBT: ABRINT participa do Seminário de Conectividade Universal na Câmara dos Deputados

43

Abrint avalia que “taxação de redes” pode gerar a exclusão digital

44

Abrint é favorável à participação da Anatel na regulamentação da Cibersegurança

Tele

Mês das Telecomunicações – homenagem aos provedores

02

Resultado da Chamada Pública para o Encontro Nacional 2024

03

Abrint participa de reunião do Grupo de Implantação do RGC da Anatel

04

Em defesa dos 6 GHz, ISPs querem inundar mercado com novo WiFi

01

Adiada a divulgação do resultado da Chamada Pública para o Encontro Nacional 2024

02

Abrint defende ampliação de assimetrias regulatórias em consulta do PGMC

03

Abrint marca presença no Seminário Educação Conectada

04

Abrint é debatedora em Painel do Telium Mindset Summit

05

Elas estão em ascensão no mercado e altamente conectadas com o segmento de Telecom

06

Líder do Conselho da Abrint ratifica a oposição ao Fair Share em evento

07

Abrint participa do Andina Link na Colômbia

08

Abrint oferta vagas gratuitas à associados em MasterClass “Gestão da Reclamação”

09

Normas Regulamentadoras: capacitar para entender e preparar para atender os requisitos legais que devem ser cumpridos.

10

Abrint participa do evento NPlay Cono Sur na Argentina

11

Abrint é recebida pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel

12

Conselheiro da ABRINT participa de reunião no Panamá.

13

Abrint promove projeto “Provedor em foco” em Roraima

14

Abrint compartilha as últimas novidades e tendências do evento Consumer Electronics Show (CES)

15

8M: as mulheres enquanto protagonistas nas telecomunicações

16

Chamamento Público: Fases 2 e 3 do projeto “Aprender Conectado”

17

15 anos Abrint: muitos momentos para relembrar

18

Abrint levanta questionamentos sobre a atratividade do edital em audiência de revisão das normas do STFC

19

Abrint se consolida como ponto de união entre entidades do setor durante o MWC

46

Abrint entregará à Anatel o número de CDNs que existem no país, para se contrapor ao fair share

20

Abrint busca apoio internacional no MWC com foco na bandeira do Wi-Fi 6E

21

“Provedor em foco”, é uma das bandeiras da Abrint

22

Líder do Conselho da Abrint é debatedora na 10ª Conferência sobre Gestão de Espectro na América Latina

47

Como vai a saúde financeira do seu Provedor?

23

Abrint estreita relações com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

24

Abrint marca presença no Congresso Apronet de Provedores

25

Conselheiro da Abrint defende Assimetria Competitiva durante evento da TELETIME

26

Abrint acompanha a 215ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo da Anatel

27

Abrint em busca da certificação GPTW

28

A estabilidade no mercado de Telecom prevista para 2024

29

LIVE sobre Planejamento Financeiro e Tributário para Provedores

30

Abrint recebe Carlos Baigorri para compartilhar 15 anos de história

45

#TBT: Abrint e CEMIG se reúnem para discutir o compartilhamento de postes

31

Reunião dos Conselheiros da Abrint inicia hoje em Brasília

32

Abrint lança Chamada Pública para a programação do Encontro Nacional 2024

33

3 dicas para captar clientes em 2024

34

Ação Social Abrint Nordeste 2023

36

Abrint avalia resultados da WRC-23 como positivos

37

Brasil é 2º no Top 5 Mundial de Ataques DDoS

38

Comunicado – Confraternização Abrint

39

Evento Abrint 2024 comemorará os 15 anos da associação

40

Nota de pesar pelo falecimento de Lúcia Berbert

41

Manifestação da Abrint na Audiência Pública do PGMC da Anatel

42

#TBT: ABRINT participa do Seminário de Conectividade Universal na Câmara dos Deputados

43

Abrint avalia que “taxação de redes” pode gerar a exclusão digital

44

Abrint é favorável à participação da Anatel na regulamentação da Cibersegurança

Enviar uma mensagem!
Precisa de ajuda?
Olá, posso ajudar?