Associação Brasileira de Provedores
de Internet e Telecomunicações

Abrint na Mídia

Guia de Provedores de Internet - Revista RTI

17/07/2019 Voltar

O mercado de provedores, que cresce 25% ao ano, é representado no guia a seguir, que traz detalhes de cada operação, como locais de atuação, número de assinantes e tecnologias de acesso. Com mais de 11 mil empresas homologadas no país, o setor é bastante pulverizado, mas neste levantamento é possível ter uma amostra representativa do seu universo. 

Existem hoje 11 mil provedores de Internet homologados na Anatel, um fenômeno exclusivo do Brasil. “Em nenhum outro lugar do mundo temos um cenário igual”, disse Basílio Perez, diretor da Abrint- Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, durante o 11° Encontro Nacional da entidade, realizado de 5 a 7 de junho em São Paulo. Segundo ele, no México são 300 provedores, alguns países da Europa chegam a ter 1000 e na Argentina são no máximo 3000. 
Também impressionante é a expansão do mercado de provedores, que vem crescendo a taxas de 25% ao ano. Enquanto o Brasil atravessa uma recessão econômica, com elevados níveis de desemprego, as empresas do setor de banda larga fixa, em especial as de fibra óptica, anunciam investimentos, contratações e expansões em suas linhas de fabricação para dar conta da demanda. “O mercado continua explodindo”, disse Perez. Uma boa prova disso foi o recorde de público no evento anual da Abrint, que contou com o maior número de participantes desde sua primeira edição, em 2009. No total, contabilizou mais de 200 expositores e 8 mil visitantes, representando, em ambos os casos, um aumento de mais de 30% em relação a 2018.
Segundo levantamento TIC Domicílio 2017, realizado pelo Cetic.br-Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 61% dos domicílios brasileiros tinham acesso à Internet em 2017, num total de 120 milhões de usuários acima de 10 anos de idade. Com quase 40% da população não atendida, a demanda continua expressiva. “Precisamos chegar a pelo menos 90%”, disse Perez. E a população excluída digitalmente está nas regiões afastadas, nos bairros periféricos, exatamente onde os provedores estão. “O mercado é muito grande, em especial para os serviços de FTTH- fiber to the home. Mesmo que as operadoras tradicionais avancem e aumentem a competição, ainda há espaço para os provedores. Vamos todos crescer juntos”, afirmou.

Leia a matéria completa, clique aqui.

Fonte: Revista RTI

Whatsapp chat online