ABRINT aponta que demanda por PPPs cresce 35% durante a pandemia, 20 pontos percentuais a mais do que gigantes da telecomunicação

30/10/2020 Voltar

Provedores regionais de internet são responsáveis por levar serviços de Banda Larga Fixa em 34 Mbps para mais de 5 milhões de novos domicílios até agosto de 2020

São Paulo, 30 de outubro de 2020 — Diante da transformação digital acelerada vivida neste momento de pandemia, o aumento do acesso à internet nas velocidades acima de 34 Mbps subiu cerca de 20%, segundo dados da Anatel. Os responsáveis pela ampliação dessas conexões são as Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs). Segundo a ABRINT - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, a demanda desses provedores regionais cresceu em 35%, enquanto as gigantes das telecomunicações tiveram ascensão de 15%, no período de março a agosto de 2020.

Somente em agosto deste ano, comparado com o mesmo mês de 2019, os provedores regionais tiveram aumento de demanda em 144%, o que representa cerca de 3,3 milhões de novos acessos. Já as grandes operadoras mostram uma crescente de 38% no mesmo período.

Ao comparar os números atuais com o mesmo período do ano passado, nota-se que os provedores regionais aumentaram os serviços de Banda Larga Fixa (em velocidades acima de 34 Mbps) em 61%, em 2019 foram 904.125 novos acessos e em 2020 já são 1.461.972. De acordo com a Anatel, mais de 60% do mercado nacional de fibra óptica até os domicílios brasileiros vêm das PPPs.

“A internet de banda larga se tornou essencial para exercer as atividades em período de distanciamento social e fez com que as PPPs ganhassem protagonismo já que, com a expansão da fibra óptica no Brasil, conseguem fornecer mais velocidade que grandes operadoras”, explica Alessandra Lugato, diretora executiva da associação.

A ABRINT acredita que 2021 ainda será um ano impactado pela pandemia no sentido de haver uma grande demanda por conexões à internet de alta capacidade (acima de 34 Mbps) e para agregar valor à prestação desse serviço e elevar a competividade os pequenos provedores devem trazer como tendência para os próximos anos o aumento da oferta de Serviços de Valor Adicionado (SVA), como armazenamento em nuvem, controle parental, antivírus, entre outros.